sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A MAIOR FLOR DO MUNDO

Parece uma flor de outro mundo, mas este exuberante exemplar de cor avermelhada vive na floresta de Sumatra e é considerada a «maior do mundo». Com 1 metro de diâmetro e cerca de sete quilos, é uma planta parasita, não apresenta raiz, folhas ou caule, e tem um odor desagradável semelhante a carne podre.


Foi um mistério por desvendar ao longo de 200 anos, o caso da flor gigante descoberta, em 1818, numa expedição realizada a Sumatra por Thomas Stamford Raffles e por Joseph Arnold. Desde então os cientistas começaram a investigar a sua estranha "linhagem".

Com aproximadamente um metro de diâmetro e sete quilos de peso, à «maior flor do mundo» também se poderia associar o epíteto de «a mais bela», não fosse o seu odor desagradável. A planta imita o cheiro da carne pútrida para atrair as moscas para a polinização. É uma espécie parasita, evita o processo de fotossíntese, e vive do tecido, caule ou raízes das árvores tropicais, alimentando-se dos seus nutrientes.

Uma equipa de investigadores norte-americanos conseguiu agora descobrir a que família botânica pertence este exuberante exemplar. Os peritos começaram por analisar o código genético do grupo das plantas Rafflesiaceae , na qual se incluem mais 50 espécies diferentes. Devido às suas especificidades - não apresenta raiz, folhas ou caule -, os cientistas tiveram dificuldade em classificar a flor num grupo específico dentro das Rafflesiaceae .
Porém, a investigação do seu ADN revelou que o exemplar pertence à família das Euphorbiaceae (na qual se incluem a seringueira ou a mamona), que curiosamente são plantas bem mais pequenas. Este estranho espécime, que pode ser encontrado no chão das selvas do sudeste asiático, é proveniente de uma família de plantas muito antiga conhecida pelas suas flores, algumas das quais com apenas uns milímetros de diâmetro. Os botânicos acreditam que o mistério do seu tamanho anormal poderá ser explicado pelo seu ritmo de evolução acelerado.

Citado pela revista Science, Charles Davis, professor assistente da biologia evolutiva na Universidade de Harvard e um dos autores da pesquisa, explicou que o seu tamanho se deve à necessidade de polinização. «O tamanho significa que elas também se transformam num eficaz sinal de paragem obrigatória para atrair as moscas para dar início ao processo de polinização da planta» . Trata-se pois de um verdadeiro poder de atracção pelo tamanho, cor e cheiro. Tudo em prol da sobrevivência da espécie.

Saliente-se que a flor mais alta do mundo é a Titan Arum, e pode chegar a atingir 3 metros de altura. Tal como a Rafflesiaceae, cheira a carne podre, mas não pertence à mesma família botânica.



0 comentários:

Sabedoria divina

"Ter acesso à sabedoria divina é um assunto de almas e não de corporações ou instituições".

"Não podemos mais brincar de ser gente grande em nosso quintal de idéias e ilusões, enquanto há um mundo para cuidar,
um sonho para realizar, um planeta doente para salvar".

“O caçador busca a caça, a criança busca a mãe e o buscador da luz busca seus próprios defeitos e falhas em si mesmo”.
Paulo Veneziano, Maha Chohan

“O caminho da luz, que é o caminho da evolução, é responsável pela felicidade. Entretanto, para isso, cada um deve enfrentar e assumir sua própria
escuridão. Eu passei por isso, Jesus passou, Gautama passou, muitos outros passaram e você passará, cedo ou tarde;
cabe a você buscar e acelerar esse maravilhoso processo”.
Mestre Hilarion, Instrutor do Mundo

"Eu honro o lugar no Universo, que é de paz, alegria, amor e sabedoria.
Eu honro o lugar em você onde todo o universo habita...
E quando você está neste lugar em você e eu estou neste lugar em mim ,
Nós somos Um! "

AFIRMAÇÕES EM PROL DA PAZ

EM NOME E COM O PODER DA LUZ DE NOSSOS CORAÇÕES AFIRMEMOS mental ou verbalmente:

“EU SOU” o poder espiritual da PAZ, do AMOR, da UNIÃO vibrando em todos os corações humanos...

“EU SOU” o poder cósmico espiritual da PAZ, do AMOR, da UNIÃO, da PROSPERIDADE, manifestando-se em todo o orbe terrestre...

“EU SOU” o poder cósmico espiritual da PAZ, do AMOR, da UNIÃO, da PROSPERIDADE, da JUSTIÇA e da LIBERDADE, assumindo em definitivo o governo de todas as nações...

MULTIDÕES VAGAM NA TERRA SEM OPÇÃO, SEM O DIREITO DE ESCOLHER O PRÓPRIO DESTINO... QUE DEUS LHES CONCEDA A OPORTUNIDADE DE RESGATAR SUA VIDA E SUA PRÓPRIA DIGNIDADE.

Que assim seja.

Matando sem coração e sem respeito

Matando sem coração e sem respeito

Onde CHEGÁMOS ...

Onde CHEGÁMOS ...

Postagens populares

Número total de visualizações de página