O método de precisão usado permitiu à sonda norte-americana Kepler, da NASA, detectar os pequenos exo-planetas (planetas fora do sistema solar), que orbitam uma estrela baptizada como Kepler 20.
O diâmetro de um dos pequenos planetas ultrapassa pouco mais (três por cento) o da Terra e o do outro é ligeiramente mais pequeno (três por cento).
Bem mais próximos da sua estrela do que a Terra do Sol, os dois novos exo-planetas percorrem a sua órbita em menos de uma semana ou um mês. São rochosos como a Terra, mas as suas temperaturas à superfície são demasiado elevadas para permitir vida.
O sistema extra-solar da estrela Kepler 20, situado a mil anos-luz da Terra, inclui mais três planetas, maiores, com tamanho similar ao de Neptuno.
Lançada em Março de 2009, a sonda Kepler tem por missão observar mais de cem mil estrelas semelhantes ao Sol, visando a detecção de planetas-irmãos da Terra susceptíveis de acolher vida.
O aparelho já descobriu 28 exo-planetas e recenseou 3.326 "planetas candidatos", que continuam por confirmar por outros métodos.
0 comentários:
Enviar um comentário