quarta-feira, 17 de março de 2010

TEORIA DO CRIACIONISMO


O criacionismo consiste na crença que o universo e a vida foram criados, sem recurso a matéria preexistente por uma entidade superior.
Esta teoria não e aceite no meio cientifico pois não pode ser confirmada com bases cientificas. Contudo tem gerado controvérsias, nomeadamente nos EUA, pois os criacionistas afirmam que esta se trata duma proposta científica plausível e que deveria ser tida em conta, no seio comunidade científica.
Nós, escolhemos este tema pois pretendíamos explorar esta visão da origem da vida, contrária ao que nos tínhamos como verdade, pois julgávamos que o evolucionismo era tido como verdade inquestionável.
Existem vários tipos de criacionismo, mas em todos está presente a ideia de que Deus criou o Mundo livremente sem recurso a qualquer matéria preexistente.
Em geral os criacionistas acreditam que a explicação do início do Mundo dada no génesis, o primeiro volume do Velho Testamento, é a verdadeira explicação das origens de tudo o que vemos em nosso redor. Apesar disso, o criacionismo não é necessariamente conectado a nenhuma religião em particular. Ele simplesmente exige a crença numa inteligência criadora na origem do universo e da vida.
O criacionismo afirma a ideia da mais pura causalidade pois Deus a partir do nada, por um acto de sua livre vontade põe o mundo e o homem na existência. Exclui-se por conseguinte uma causa material, a esta teoria opõem-se todas as concepções materialistas como a teoria da biogénese ou a teoria do Big Bang, que dizem que o universo ou a vida foram criados a partir de matéria preexistente por mero acaso.
O criacionismo gira em torno de uma ideia chamada de"desígnio inteligente" (Intelligent Design). Esta é a ideia de que os organismos vivos são tão complexos que apenas poderiam ter aparecido com a intervenção de uma inteligência superior.
O Criacionismo, não é aceite dentro da visão científica, pois não há provas cientificas da existência desta entidade superior. Contudo os seus seguidores proclamam que se trata de uma proposta científica legítima e que esta deveria ser aceite como “ ciência da criação”. 
O modelo evolutivo propõe que a vida se tenha originado por si mesma, por mero acaso de reacções químicas há biliões de anos, e então evoluído em direcção a formas cada vez mais avançadas, até culminar na formação dos seres humanos. O modelo criacionista, propõe que um ser superior criou propositadamente as formas básicas de vida, incluindo os ser humano, há alguns milénios.

O evolucionismo vem encontrando desde sua formulação, problemas para comprovar as suas teorias. Apenas encontra evidências, porém não consegue liga-las. Este é outro argumento do criacionismo.
O aparecimento de vida a partir de matéria amorfa e a sua evolução gradual de seres unicelulares para seres mais complexos até chegar ao ser humano não tem base realmente comprovada, sendo questionada no meio científico. Seres intermediários entre as diversas espécies nunca foram encontrados, todo o surgimento fóssil das diversas espécies é súbito, sem vestígios das espécies transitórias.
Isto quer dizer: nunca encontraram os espécimes transitórios entre o peixe e o anfíbio, entre estes e os répteis, e dos répteis aos mamíferos. Há espécies que se mantiveram idênticas desde 200 milhões de anos atrás, como a barata, o ornitorrinco, a tartaruga, e de que muitas outras surgiram repentinamente, sem parentesco anterior. 
Os criacionistas afirmam ainda que o desenvolvimento gerou mudanças adaptativas no ser humano, como: maior estatura, diminuição dos maxilares, mas não mudou essencialmente o ser, que foi originado por Deus muito próximo do que conhecemos hoje e o mesmo se passa com os outros animais.
Porém os evolucionistas afirmam que apesar de poderem existir falhas na teoria da evolução, a ciência não tem uma teoria plausível o suficiente para colocar no seu lugar.  Estes defendem que o criacionismo não chega a ser uma teoria pois uma teoria científica deve ter por base um conjunto de observações devidamente controladas que a testem, e que todos os cientistas a possam julgar e pô-la à prova. Uma teoria raramente se prova definitivamente pois novas evidências vão surgindo. Neste aspecto, podemos dizer que a teoria da evolução é, porventura, a teoria mais bem sucedida e sólida que temos na ciência pois tem resistido a todas as provas, desde o registo fóssil que tem sido encontrado até ao conjunto de informação que a sequenciação do genoma humano trouxe.
No entanto, a evolução não explica tudo mas é, de longe, o melhor modelo que temos. Os evolucionistas dizem que o “desígnio inteligente” è apenas uma crença, e ao usar como argumentos as falhas da teoria da evolução não está a provar nada, além disso a impossibilidade de provar a existência de uma entidade superior criadora faz com que esta não possa ser tida em conta no meio cientifico.
Outro argumento do criacionismo é o principio da complexidade irredutível que foi defendido e popularizado pela publicação de um livro (a caixa preta de Darwin) por Michel behe, argumentando que os organismos vivos que conhecemos são tão complexos que, apenas com a intervenção de uma inteligência superior poderiam ter aparecido. A vida é composta por partes interligadas que dependem umas das outras, formando padrões complexos, a retirada de alguma destas partes porá em causa o funcionamento do sistema.
Assim sendo não é possível que padrões complexos, se tenham desenvolvido através de processos do acaso.
 Por exemplo, uma sala com 100 macacos e 100 máquinas de escrever pode produzir eventualmente algumas palavras, ou mesmo uma frase, mas nunca produzira uma peça shakespeariana. E quão mais complexa é a vida do que a obra de Shakespeare?
Posto isto, a existência e desenvolvimento da vida na terra requerem que tantas variáveis estejam perfeitamente harmonizadas que seria impossível que todas as variáveis chegassem a ser como s
Autores: Ana Margarida Gonçalves, Ana Sofia Moura Bastos
e Elisa Pestana
Escola: Escola Secundária Poeta António Aleixo – Portimão
Data de Publicação: 12/06/2008

Bom trabalho meninas

1 comentários:

Anónimo disse...

Bom, gostei desta abordagem imparcial, esclarecedor, leva entendimento pra quem é leigo no assunto.
Claro que discordo em alguns pontos, pois acho mais fácil crer na criação do que na evolução, o Big bem foi a Voz de Deus...
Trabalho bem feito.



Sabedoria divina

"Ter acesso à sabedoria divina é um assunto de almas e não de corporações ou instituições".

"Não podemos mais brincar de ser gente grande em nosso quintal de idéias e ilusões, enquanto há um mundo para cuidar,
um sonho para realizar, um planeta doente para salvar".

“O caçador busca a caça, a criança busca a mãe e o buscador da luz busca seus próprios defeitos e falhas em si mesmo”.
Paulo Veneziano, Maha Chohan

“O caminho da luz, que é o caminho da evolução, é responsável pela felicidade. Entretanto, para isso, cada um deve enfrentar e assumir sua própria
escuridão. Eu passei por isso, Jesus passou, Gautama passou, muitos outros passaram e você passará, cedo ou tarde;
cabe a você buscar e acelerar esse maravilhoso processo”.
Mestre Hilarion, Instrutor do Mundo

"Eu honro o lugar no Universo, que é de paz, alegria, amor e sabedoria.
Eu honro o lugar em você onde todo o universo habita...
E quando você está neste lugar em você e eu estou neste lugar em mim ,
Nós somos Um! "

AFIRMAÇÕES EM PROL DA PAZ

EM NOME E COM O PODER DA LUZ DE NOSSOS CORAÇÕES AFIRMEMOS mental ou verbalmente:

“EU SOU” o poder espiritual da PAZ, do AMOR, da UNIÃO vibrando em todos os corações humanos...

“EU SOU” o poder cósmico espiritual da PAZ, do AMOR, da UNIÃO, da PROSPERIDADE, manifestando-se em todo o orbe terrestre...

“EU SOU” o poder cósmico espiritual da PAZ, do AMOR, da UNIÃO, da PROSPERIDADE, da JUSTIÇA e da LIBERDADE, assumindo em definitivo o governo de todas as nações...

MULTIDÕES VAGAM NA TERRA SEM OPÇÃO, SEM O DIREITO DE ESCOLHER O PRÓPRIO DESTINO... QUE DEUS LHES CONCEDA A OPORTUNIDADE DE RESGATAR SUA VIDA E SUA PRÓPRIA DIGNIDADE.

Que assim seja.

Matando sem coração e sem respeito

Matando sem coração e sem respeito

Onde CHEGÁMOS ...

Onde CHEGÁMOS ...

Postagens populares

Número total de visualizações de páginas